quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entendendo o Twitter - Parte 1

Depois do artigo que ensina como criar uma conta no twitter vamos começar a entender a home desta ferramenta.

Ao fazer o login você será redirecionado para a sua Home que mostra as últimas mensagens dos usuários que você optou por acompanhar, como foi dito na primeira matéria, do lado direito existe um menu como o da figura abaixo:

Menu Twitter
Esse menu é formado por quatro partes. Vamos entender cada uma delas:

A primeira parte mostra as informações do usuário, sua foto escolhida e seu nome de usuário dão início a esse menu que quando clicados abre o seu "Profile" (que é como os usuários visualizam o seu Twitter), logo abaixo existem três informações importantes:

Following - O número de usuários que você está acompanhando (como os usuários que você adicionou na matéria anterior). Quando clicada essa opção retorna com mais detalhes quem você está "seguindo".

Followers - O número de usuário que está acompanhando suas atualizações. Quando clicada essa opção retorna detalhes dos usuários e mostra se você está "seguindo" eles ou não.

Tweets - O número de mensagens (tweets) que você publicou. Assim como no nome de usuário quando clicada redireciona para o seu "Profile".

A segunda parte são dicas que o Twitter traz sobre aplicativos que podem ser usados em conjunto com o próprio Twitter, bom para saber das novidades e explorar todas as funções dele.

A terceira parte possui um link "Home" que redireciona para a página principal e mais três links importantes:

@usuário - Esse link trás um "@" (arroba) seguido do seu nome de usuário. Quando clicar nesse link verá todos os Tweets em que você foi mencionado pelos usuários.

  • Como mencionar um usuário?

O Twitter possui uma função chamada "Mention", que nada mais é do que você mencionar um outro usuário do Twitter utilizando um "@" antes do nome de usuário a qual você se refere. Exemplo:

Mensagem normal: "O google é a marca mais valiosa do mundo!"

Mensagem utilizando a função "Mention": "O @google é a marca mais valiosa do mundo!"

Assim quando algum usuário quiser saber quem é "google" ou quiser obter mais informações do usuário mencionado, ela apenas clica em @google que o Twitter redireciona automaticamente para a página do usuário (www.twitter.com/google).

Direct Messages - Esse link redireciona você para sua caixa de entrada e mostra as mensagens enviadas diretamente pra você (que os outros usuário não podem ver). Dentro dessa opção você também pode enviar mensagens para outros usuários.

Direct Messages TwitterEssa é a janela que você verá quando clicar no link.

Repare que após a palavra "Send" existe um menu suspenso que permite selecionar para qual usuário você deseja enviar uma mensagem direta. Logo abaixo um campo idêntico ao da home, onde você escreve a mensagem que deseja enviar (máximo de 140 caracteres). Existe também duas abas: "Inbox" que mostra as mensagens recebidas e a "Sent" onde você visualiza as mensagens que foram enviadas.

Favorites - Essa opção mostra todas as mensagens adicionadas aos seus favoritos.

* Como adicionar mensagens aos seus favoritos?

Quando você visualiza os tweets enviados pelos usuários, ao colocar o mouse sobre uma mensagem aparece duas figuras do lado direito da mensagem:

Favoritos Twitter

A seta é uma função simples que permite responder o usuário que publicou a mensagem, nada mais é do que mencionar no seu campo de postagem.
A estrela quando clicada fica totalmente preenchida e adiciona a mensagem ao seus favoritos do Twitter (como mostra a imagem acima).

A quarta e última parte nada mais é que um botão de busca. Esse campo não é utilizado para localizar usuário (veremos isso no próximo artigo) e sim para localizar termos. Por exemplo: "Informática".

* Como adicionar buscar as minhas mensagens?

Para compartilhar de um mesmo assunto basta adicionar um "#" antes do que deseja citar. Por exemplo:

"Dei um sapato de presente de #natal"

Ao clicar em #natal o usuário fará uma busca por esse termo e poderá visualizar os tweets de todos usuário que estão mandando mensagens relacionadas a esse tema.

Primeira parte encerrada. Espero ter ajudado!

No próximo artigo vamos continuar entendendo a página do Twitter e suas funções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário